sexta-feira, 12 de junho de 2009

Descrevendo Cargos Gerenciais

Para elaborar uma boa descrição de um cargo gerencial é preciso, inicialmente, entender o cargo em sua essência com base num levantamento minucioso de suas atividades diárias, sua relação com as demais áreas da empresa e sua participação e impacto junto ao negócio da mesma.

Para tanto, recomendo como metodologia de análise do cargo uma entrevista com o ocupante da função.

A ENTREVISTA

A entrevista é uma das formas de coleta de dados de maior potencial para refletir a realidade da empresa. Tanto o entrevistador quanto o entrevistado têm a oportunidade de refletir sobre o cargo de forma sistemática. A entrevista levanta pontos e questões que costumam passar sem serem percebidas no dia-a-dia da empresa. Um entrevistador preparado pode levantar questões importantes tanto para a descrição do cargo como para o aprimoramento da estrutura organizacional e seu funcionamento, considerando os objetivos e as estratégias da empresa.

Precisamos entender os inter-relacionamentos das diversas áreas da empresa, o que nos permite fazer uma análise dos processos gerenciais e saber como eles interferem na maneira como cada área está organizada em termos de estrutura de cargos.

Temos que manter a mente aberta para assimilar e processar informações que não se conformam com as nossas expectativas. É necessário captar não só o que está explícito, mas também o que está implícito nas declarações das pessoas que estamos entrevistando para elaborar as descrições do cargo.

O entrevistador pode utilizar seu conhecimento prévio sobre determinados cargos para facilitar o processo de análise e descrição do mesmo, mas atenção: esta experiência não elimina a necessidade de validar as informações junto ao ocupante do cargo e seus superiores!

Você pode pedir ao entrevistado que passe uma visão geral da função em termos de objetivos e responsabilidades. Em alguns casos, um histórico sucinto de como vem evoluindo o cargo nos últimos anos pode ser bem esclarecedor. Você pode perguntar, por exemplo, quais foram as modificações importantes que ocorreram nas atribuições, nos objetivos, nos resultados obtidos, nas condições de trabalho, no organograma e nas responsabilidades do cargo nos últimos tempos.


A DESCRIÇÃO DO CARGO

Proponho, como estrutura básica, dividir a descrição em quatro partes fundamentais para o entendimento completo do cargo:

1. Identificação
2. Missão do Cargo ou Sumário
3. Principais Responsabilidades
4. Principais Desafios e Complexidades ou Posição na Estrutura Organizacional ou Relacionamentos Internos e Externos ou Habilidades e Competências

Procure analisar as responsabilidades do cargo em relação aos seguintes fatores:

  • estratégias
  • políticas
  • atividades diárias
  • estabelecimento de objetivos
  • elaboração de planos de ação
  • responsabilidades de supervisão e controle
  • responsabilidades por gerência de pessoas

Lembramos que o texto da descrição de cargo deve ser sucinto, em estilo claro e fácil de ler. A escolha das palavras e da forma de elaboração das frases é de extrema importância para facilitar a leitura e a compreensão do cargo. Pense que seu objetivo é facilitar o entendimento da função para uma pessoa que não domina o assunto. Cada pessoa deverá ler várias descrições de cargo num dia, portanto, as descrições deverão vir num texto curto e esclarecedor.

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